Seminário #VEMPROCENTRO abre inscrições para participações e envios de trabalho

Alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo de todas as instituições podem participar

O Seminário #VEMPROCENTRO é um projeto de extensão de Arquitetura e Urbanismo do Uninovafapi que surgiu a partir da ideia de criar atividades-pretexto que levassem os acadêmicos do curso para o centro de Teresina, sobretudo para conhecer seu patrimônio cultural, entendendo que a vivência do espaço traz consigo sinestesias que de outra forma não se alcançaria.

Além disso, o projeto objetiva proporcionar o diálogo e a troca de experiências por meio da apresentação de trabalhos de pesquisa na área do patrimônio e da cidade realizados pelos estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Nesta edição, o #VEMPROCENTRO irá receber trabalhos de estudantes de todas instituições de ensino superior e amplia a possibilidade de exposição desses trabalhos aceitando propostas para apresentação oral, em banner e/ou protótipos tridimensionais.

Os interessados participar do evento como ouvinte-visitante não precisam se inscrever. Quem desejar enviar trabalhos deve seguir as seguintes recomendações:

1. Escolher em que categoria deseja apresentar seu trabalho:

a) Apresentação oral

Comunicações de pesquisas realizadas que se adequem pelo menos a um dos eixos temáticos definidos a seguir:

_Saber ver a arquitetura | A cidade como um organismo vivo e a produção da arquitetura contemporânea em relação à identidade da arquitetura preexistente.  Podem ser apresentadas pesquisas e/ou projetos arquitetônicos desenvolvidos em disciplinas (incluindo Trabalho de conclusão de curso).

_Carnaúba, pedra e barro | Trabalhos sobre patrimônio cultural edificado sob a perspectiva do estudo das características estilísticas e/ou de técnicas construtivas tradicionais.

_A educação para o patrimônio e o patrimônio para a educação | Produções acadêmicas que contemplem a questão da educação, seja ela a serviço do patrimônio, seja o patrimônio a serviço dela.

_Morte e vida de grandes cidades | Pesquisas e discussões do ver-ler-pensar o espaço urbano, sobretudo no que tange aos centros das cidades.

b) Banner

Quaisquer trabalhos que tenham temas ligados a Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Apresentação atenta à composição gráfica, uma vez que a compressão do trabalho será visual, a partir da impressão em banner.

c) Protótipo

Quaisquer trabalhos de produção de artefatos tridimensionais, ligados à Arte, Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo. Estes trabalhos serão apenas expostos: o protótipo e sua legenda.

2. Preencher uma Ficha de inscrição para envio de trabalhos para cada trabalho que desejar apresentar.

3. Preencher um Formulário para avaliação para cada trabalho que deseja apresentar - referente à categoria em que o trabalho se enquadra.

a) Formulário para avaliação | Apresentação oral

b) Formulário para avaliação | Apresentação em banner

c) Formulário para avaliação | Exposição de protótipo

4. Enviar os dois arquivos (citados nos tópicos 2. e 3.) como anexo em e-mail para: vemprocentro@uninovafapi.edu.br com o seguinte assunto: "INSCRIÇÃO #VEMPROCENTRO". (Para cada trabalho a ser enviado para avaliação, um e-mail)

5. Depois é só acompanhar sua caixa de entrada do e-mail para saber se o trabalho foi aceito ou não, e seguir as instruções que serão dadas.

ENVIO DE TRABALHOS PARA AVALIAÇÃO

20/09/18 a 05/10/18