Cartilha educativa sobre aleitamento materno é produto do Mestrado profissional em Saúde da Família

O projeto gerou uma cartilha educativa sobre o aleitamento materno e o desenvolvimento orofacial do bebê

 

Comprovando a excelência e o comprometimento com a sociedade, o programa de Mestrado profissional em Saúde da Família do Uninovafapi realizou hoje (11) a defesa do mestrando e professor do curso de Fonoaudiologia da instituição, Claudio Martins Correia Lima.

 

Orientado pela Profª Dra. Eliana Campêlo Lago, Cláudio apresentou o trabalho intitulado “O entendimento de mães sobre aleitamento materno e o desenvolvimento orofacial”, que foi realizado na Maternidade Dona Evangelina Rosa.

 

Como resultado, o projeto gerou uma cartilha educativa sobre o aleitamento materno e o desenvolvimento orofacial do bebê, que está relacionado a fala, respiração, deglutição, estrutura da arcada dentária, dentre outros fatores.

 

O professor Cláudio conta que o objetivo da pesquisa era investigar qual o entendimento que as mães têm em relação ao aleitamento materno e ao desenvolvimento de estrutura em funções orofaciais. “A gente percebe que as mães têm alguma noção em relação ao aleitamento materno, mas esse ponto específico do desenvolvimento orofacial não é muito abordado”, explica.

 

Cláudio disse que a ideia da cartilha é oferecer informações a respeito desse tema pouco conhecido pelas mães para que elas tenham uma fundamentação a mais para dar a devida importância à fase de amamentação. “Elas têm a consciência da importância, do tempo de duração, dos aspectos nutricional e afetivo. No entanto, percebemos que elas não possuem uma fundamentação. Sabem que é importante, mas não sabe explicar exatamente o motivo. Quanto mais elas estiverem informadas, maior é a probabilidade delas se manterem firmes na amamentação correta”, argumenta.

 

 

Últimas Notícias