Uninovafapi tem participação em Congresso de Educação em Parnaíba-PI

Renomados profissionais da área e palestras despertaram interesse das docentes e discente de Licenciatura em Pedagogia que representam a Instituição no evento

O curso a distância de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Uninovafapi teve sua representação no Congresso Nordestino de Educação (CONeD), que aconteceu entre os dias 23 e 25 de janeiro de 2019, em Parnaíba-PI. A supervisora do curso, professora Nádia Cataryna, a professora tutora, Maria do Perpétuo, e a discente do 2º semestre, Maria Iracema Barbosa Moura,  participaram do evento, que teve como tema "Educação na atualidade: Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas".

O congresso foi organizado em atividades que fomentam o debate sobre as temáticas envolvidas, bem como pontos cruciais e salutares para a melhoria e expansão das práticas pedagógicas das áreas do conhecimento. Na ocasião, foram apresentados dois trabalhos do curso de Pedagogia EAD Uninovafapi, com as temáticas: Funções e Formação do Professor Tutor: A atuação do tutor como decisiva para o sucesso no ensino superior EAD e O perfil docente: A prática pedagógica na sala de aula virtual.

A professora Nádia destacou a relevância de levar o ensino a distância do Uninovafapi extramuros da Instituição, portanto, a participação em congressos mostra que docentes e discentes da Educação a Distância, a partir das estratégias pedagógicas delineadas para EaD, desenvolvem atividades práticas que vão além da teoria na sala de aula virtual, extrapolando as possibilidades de interação, recursos tecnológicos e espaço geográfico, rumo à superar os estigmas e preconceito com a modalidade de ensino a distância.

Para Iracema, ingressar no contexto da pesquisa acadêmica logo no segundo período do curso de graduação a distância é algo diferente das experiências em outras graduações que realizou. É a oportunidade de imersão no cenário da pesquisa e estabelecer vínculo com o curso para compreender a relevância da área de formação e do professor pesquisador.

Além disso, vale destacar que foi exitosa a troca de experiências com as discentes e professoras orientadoras  que residem em Teresina-PI no processo de construção do trabalho científico. Assim, é possível atestar que o ensino a  distância do Uninovafapi não deixa nada a desejar nas perspectivas de formação profissional para o mercado de trabalho.