Alunos de Arquitetura e Urbanismo expõe trabalhos na 1ª edição do Seminário do Observatório da Paisagem

Nos dias 29 e 30 aconteceu a primeira edição do Seminário do Observatório da Paisagem (OPA), na Casa da Cultura de Teresina. Os alunos de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Uninovafapi, integrantes do SERURBANO (Espaço para circulação de ideias sobre a cidade + espaços públicos + mundos alternativos) participaram do evento com a exposição de trabalhos. O Seminário foi aberto ao publico e contou também com palestras, submissão de artigos, aula, concurso, oficinas, mediações.

Elana Lopes Coutinho, arquiteta e urbanista e coordenadora do evento, fala sobre o objetivo do OPA. “Nós não estamos aqui para dar respostas, mas para levantar diversos questionamentos, construir uma massa crítica com um conhecimento mais extenso para pensar cidade, pensar patrimônio e em como os dois podem conviver harmoniosamente. Além de sair daquele lugar comum da graduação”, explica.

Para Maria Luiza de Oliveira Marques Martins, egressa do Uninovafapi, discutir sobre o patrimônio e a cidade com pessoas que têm o mesmo interesse é necessário porque é um assunto debatido por poucas pessoas. “A maioria pensa que arquitetura é só projetar casas, e não é. Nós temos vários assuntos importantes pra debater sobre o futuro da cidade e do patrimônio, e acredito que esse evento seja pra isso”, pontua.