Jornada Científica

A Jornada Científica do Centro Universitário UNINOVAFAPI, realizada anualmente, é um dos mais importantes eventos de pesquisa do Estado do Piauí. Nele se fazem presentes algumas centenas de profissionais oriundos de Instituições de ensino superior. A jornada privilegia a discussão de temas de áreas da saúde, ciências humanas e tecnológicas, possibilitando intercâmbio entre estudantes, colaboradores, pesquisadores, docentes de graduação e pós-graduação.

O conteúdo dos Anais oferece os resumos dos trabalhos científicos apresentados em sessões de comunicação oral e pôster. Esses textos são indicadores do debate interdisciplinar que articula trabalhos de extensão e pesquisas acadêmicas; trabalhos de pesquisas em andamento e concluídos, de graduando, mestrandos e doutorandos de diferentes gêneros: pesquisas de iniciação científica; monografias; pesquisas individuais e de grupos, financiadas pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI e outras agências de fomento, representantes do campo de conhecimento em que esses pesquisadores atuam.

Assim, a Jornada Científica do Centro Universitário UNINOVAFAPI tem se caracterizado como espaço de divulgação do debate na produção do conhecimento, como também tem aglutinado um público que em muito contribui na produção e socialização de pesquisas articuladas à formação de sujeitos nela envolvidos.

A ciência é uma sistematização de conhecimentos sobre o comportamento de alguns fenômenos que se deseja estudar, como a única promotora da verdade e como forma de construção da realidade. No entanto, a ciência continua sem resposta para problemas da nossa sociedade como a fome, a desigualdade social, a violência e tantos outros problemas que contribuem para dificultar a vida das pessoas no meio social. A pesquisa científica, como atividade básica da ciência, é a realização concreta de uma investigação planejada para indagação e construção da realidade, que é desenvolvida e apresentada de acordo com normas de metodologias propostas pela ciência. O método aplicado numa pesquisa, ou o caminho do pensamento para abordagem da realidade, com o objetivo de apontar soluções para os problemas essenciais da sociedade, é o que caracteriza o aspecto científico de uma pesquisa.

Dessa forma, este evento tem como objetivo: discutir com os alunos e professores do Centro Universitário UNINOVAFAPI as diretrizes metodológicas para o desenvolvimento da Pesquisa na IES, de Iniciação Científica – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), Trabalho de Conclusão de Curso(TCC), como também, a política de pesquisa em sentido amplo, do financiamento da pesquisa, dos tramites dos Projetos de Pesquisa, do monitoramento e da avaliação de seus resultados; incentivar a pesquisa entre os acadêmicos: oportunizar aos jovens pesquisadores a apresentação dos trabalhos científicos desenvolvidos dentro de princípio éticos: proporcionar intercâmbio entre os pesquisadores e estudantes: fortalecer a pesquisa no Centro Universitário UNINOVAFAPI e permitir a socialização do conhecimento, em diferentes áreas do saber.

Nesse sentido, com o objetivo de socializar o conhecimento construído na Instituição no âmbito da pesquisa, o Centro Universitário UNINOVAFAPI desenvolve as jornadas científicas, dando oportunidade para que os pesquisadores apresentem seus trabalhos científicos desenvolvidos dentro de princípios éticos, proporcionando intercâmbio entre estudantes, professores e colaboradores das Instituições de Ensino Superior, fortalecendo a pesquisa em diferentes áreas do saber.

O objetivo deste evento, já consolidado no calendário acadêmico do Centro Universitário UNINOVAFAPI, tendo como Tema Central: Ética, ciências e relações humanas: desafios da contemporaneidade, é socializar o conhecimento construído nessa Instituição, estimular discentes e docentes a participarem ativamente dos diversos desafios atuais dentro do contexto local, regional, nacional e internacional, onde as necessidades da sociedade com todas as suas particularidades sociais, culturais e políticas do Brasil e de outros países esperam uma nova postura para acompanhar os desafios surgidos na atualidade e ofertar a comunidade local uma oportunidade de convivência nesses dias de intensa produção científica.

Profa. Dra. Eliana Campêlo Lago
Coordenadora da XIII Jornada Científica e VII Mostra de Trabalhos e Produtos do Mestrado Profissional em Saúde da Família.
Coordenadora de Pesquisa e do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI

Dra. Cristina Maria Miranda de Sousa
Reitora do Centro Universitário UNINOVAFAPI

MODELO DE RESUMO

NORMAS PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

• No ato do envio dos trabalhos, o formulário deverá ser todo preenchido corretamente juntamente com o resumo simples. Caso não envie o resumo simples, o trabalho estará desclassificado.
• Poderão inscrever trabalhos: profissionais, professores e estudantes.
• Serão aceitos resumos simples encaminhados no período de 08/05/2018 a 01/09/2018 e receberão o comunicado de aceite até dia 17/09/2018
• Só serão aceitas as propostas de apresentação de trabalhos enviadas via Internet, no item Inscrições de trabalhos. Os autores deverão preencher corretamente todos os itens da ficha de inscrição. O material enviado (resumos simples), mesmo quando não aceitos para apresentação não serão devolvidos. Aceitação ou recusa das propostas será devidamente comunicada aos autores por meio do e-mail.
• Os resumos simples deverão ser enviados pelo site do evento após confirmação de pagamento da taxa de inscrição (data limite de inscrição e pagamento para envio de trabalhos é 29 de agosto de 2018 e prazo final para envio de trabalhos 01 de setembro de 2018), devendo conter no corpo do resumo de 250 a 400 palavras, espaço simples, fonte arial, tamanho 11, abrangendo introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão, e no mínimo de 03 e no máximo de 05 Descritores em Ciências da Saúde - DECS, disponível no endereço http://decs.bvs.br. Os cursos que não utilizam DECS deverão obedecer os critérios de descritores de acordo com a área específica, utilizando palavras-chaves (TESAURO).
• Os trabalhos poderão ser em forma de: Pesquisas; Relatos de experiência; Revisões de Literatura (sistemáticas e integrativas); Estudos de Caso; e Reflexões; Monografias; Protocolos e Produtos; Dissertações. Os trabalhos inscritos serão de inteira responsabilidade dos autores.
• Serão aceitos trabalhos com, no máximo, seis (6) autores incluindo o/a relator(a).
• Cada autor poderá ser relator de até dois (2) trabalhos.
• Para o envio dos trabalhos, o participante (relator) deverá estar devidamente inscrito no evento.
• Não serão aceitos trabalhos incompletos;
• De cada sessão de apresentação de trabalhos nas modalidades oral e pôster, será selecionado o melhor trabalho, que ganhará um certificado de honra ao mérito.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS - FORMA PÔSTER

• Os pôsteres ficarão expostos nas datas e horários estabelecidos pela Comissão Científica e Editorial e comunicados aos relatores por meio do site do evento.
• Os painéis para fixação dos pôsteres estarão montados e codificados com o número do tema livre indicado no aceite.
• Serão da responsabilidade do relator a fixação e a retirada do pôster nos horários estabelecidos, bem como a sua conservação.
• O Relator deverá obrigatoriamente apresentar o trabalho na presença do Coordenador da Sessão no dia e horário marcado pela Comissão Científica e Editorial.
• A apresentação deverá ter duração máxima de 10 (dez) minutos, incluídos o tempo para discussão. O Coordenador marcará o tempo da apresentação, que não deverá ser excedido em hipótese alguma.
• O material necessário para afixar o PÔSTER será de responsabilidade exclusiva do relator. Não serão fornecidos papéis, fita adesiva, tesoura, canetas ou pincel atômico. Não será permitido o uso de qualquer material que danifique o painel. Caso isso ocorra, os danos correrão por conta do relator.
• Os painéis para a fixação dos pôsteres terão as seguintes dimensões: 90 centímetros de largura e 120 centímetros de altura. Os pôsteres não deverão ultrapassar os limites de espaço disponível.
• Estrutura do pôster: Logomarca do Centro Universitário UNINOVAFAPI, título do pôster (legível a uma distância de 2 metros), seguido do(s) nome(s) do(s) autor(es) e de sua(s) respectivas(s) instituição(ões). Deverá ainda incluir os seguintes itens: introdução, objetivos, metodologia, resultados, conclusões/considerações finais e no mínimo três referências. Acrescentar no rodapé o endereço para contato e, quando for o caso, a(s) fonte(s) de financiamento do trabalho.
• O conteúdo do trabalho apresentado na XIII Jornada Científica e VII Mostra de Trabalhos e Produtos do Mestrado Profissional em Saúde da Família, do Centro Universitário UNINOVAFAPI, deve ser correspondente ao resumo simples enviado à Comissão Científica e Editorial. O título e os autores do trabalho não poderão ser modificados.
• O certificado do trabalho apresentado será entregue ao relator(a) pelo(a) Coordenador(a) da Sessão, no final de cada apresentação apresentação.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS - COMUNICAÇÃO ORAL

• Será informado pelo site do evento o dia, local e horário da apresentação dos trabalhos.
• Será informado pelo e-mail do relator o aceite do trabalho.
• O conteúdo do trabalho apresentado deve ser correspondente ao resumo simples enviado à Comissão Científica e Editorial. O título e os autores não poderão sofrer modificações.
• A apresentação Comunicação ORAL deverá ter duração máxima de 10 (dez) minutos. Ao final da Sessão serão destinados 5 (cinco) minutos para discussão.
• O(A) Coordenador(a) da sessão marcará o tempo da apresentação, que não deverá ser excedido.
• O(A) relator(a) deverá chegar na sala onde fará sua apresentação pelo menos 15 minutos antes do início da sessão, identificar-se ao Coordenador(a) e fornecer ao operador de recursos audiovisuais o material para projeção..
• Cabe ao Coordenador da sessão indicar a ordem de apresentação.
• No caso de uso de projetor multimídia, o relator deverá usar os programas MS-Power Point. Pode usar um computador próprio, porém solicita-se que se verifiquem compatibilidades, preferencialmente um dia antes da apresentação. Recomenda-se que o relator do trabalho compareça com antecedência à Sala de Aula para checar as condições de apresentação do seu arquivo.
• O manuseio do equipamento de audiovisual será realizado exclusivamente pelo operador presente na sala.
• No caso de algum problema técnico, o operador procurará saná-lo o mais rápido possível e, enquanto isso, o relator deverá continuar sua apresentação oral.
• O certificado do trabalho apresentado será entregue ao relator(a) pelo(a) Coordenador(a) da Sessão, no final da apresentação

XIII-JIC-EVENTOS

XI-JIC-EVENTOS

XI-JIC-EVENTOS

Slide Site Jornada

testeira-JORNADA

viii jc

vii jc

vi jc

v jc

iv jc

iii jc

i jc

COMISSÃO ORGANIZADORA

• Profa. Dra. Cristina Maria Miranda de Sousa - Reitora do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Dra. Eliana Campêlo Lago - Coordenadora da XIII Jornada Científica e VII Mostra de Trabalhos e Produtos do Mestrado Profissional em Saúde da Família. Coordenadora de Pesquisa e do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Ms. Rita de Cássia Sérvio Mendes Lopes - Coordenadora de Ensino do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Prof. Mestrando Domingos Sávio de Almeida Normando - Coordenador de Extensão do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Prof. Ms. Alainy Rosado Leitão - Coordenador de Pós-Graduação do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Ms. Theonas Gomes Pereira - Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário UNINOVAFAPI.

COMISSÃO EXECUTIVA

• Profa. Dra. Eliana Campêlo Lago - Coordenadora da XIII Jornada Científica e VII Mostra de Trabalhos e Produtos do Mestrado Profissional em Saúde da Família. Coordenadora de Pesquisa e do Mestrado Profissional em Saúde da Família - do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Ms. Theonas Gomes Pereira - Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Ms. Vanessa Martins Hidd Santos - Professora do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Dra. Vanessa Nunes de Sousa Alencar Vasconcelos - Coordenadora do Curso de Administração/FGV do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Ms. Virginia Alvarenga Andrade - Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Espec. Tereza Cristina Alves Mendes Barros - Coordenadora do Curso de Designer de Interiores do Centro Universitário UNINOVAFAPI
• Prof. Ms. Antônio Luiz Gomes Júnior - Coordenador do Curso de Biomedicina do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Prof. Dra. Joana de Moraes de Souza Machado - Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Ms. Virna Lages Soares Teive - Coordenadora do Curso de Educação Física do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Dra. Adélia Dalva da Silva Oliveira - Coordenadora do Curso de Enfermagem do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Prof. Dr. Rauirys Alencar de Oliveira - Coordenador do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Dra. Karine Medeiros Coelho Carvalho - Coordenadora do Curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Prof. Dr. João de Deus Valadares Neto - Coordenador do Curso de Medicina do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Ms. Sheila Maria de Vasconcelos Nogueira - Coordenadora do Curso de Nutrição do Centro Universitário UNINOVAFAPI
• Profa. Dra. Isabela Floriano Nunes Martins - Coordenadora do Curso de Odontologia do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Mestranda Márcia Fernanda Miranda de Sousa - Coordenadora do Curso de Design de Moda do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Prof. Ms. Ronald Gerard Silva - Coordenador do Curso de Radiologia do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Prof. Dr. Leonardo Madeira Martins - Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Prof. Dr. Leonardo Madeira Martins - Coordenador do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Prof. Dr. Leonardo Madeira Martins - Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário UNINOVAFAPI.

COMISSÃO CIENTÍFICA E EDITORIAL

• Profa. Dra. Eliana Campêlo Lago - Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Dra. Camila Aparecida Pinheiro Landim Almeida – Professora da Graduação e do Mestrado Profissional em Saúde da Família.
• Prof. Dr. Fabrício Ibiapina Tapety - Professor da Graduação e do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Dra. Maria do Carmo de Carvalho e Martins - Professora da Graduação e do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Dra. Carmen Viana Ramos - Professora do Curso de Graduação em Nutrição e do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Profa. Dra. Luana Kelle Batista Moura - Professora da Graduação e do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI
• Profa. Dra. Luciola Galvão Gondim Feitosa - Professora do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Prof. Dr. Gerardo Vasconcelos Mesquita - Professor do Curso de Graduação em Medicina e do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI
• Profa. Dra. Cristina Maria Miranda de Sousa - Professora do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI
• Profa. Dra. Adélia Dalva da Silva Oliveira - Professora do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI
• Profa. Dra. Ivonizete Pires Ribeiro - Professora do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI

COMISSÃO CULTURAL

• Gelsemânia Barros Martins Carvalho - Assistente Administrativo do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Jaqueline Medeiros da Cunha - Auxiliar Administrativo do Centro Universitário UNINOVAFAPI.
• Samylle Belfort Lêoncio Coqueiro - Técnico de Nível Superior do Centro Universitário UNINOVAFAPI

MONITORES

• A definir