Institucional

Missão

Nossa História

O Centro Universitário UNINOVAFAPI é uma Instituição de Ensino Superior credenciada pela Portaria MEC nº 1.130 de 11/09/2012, originada da Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí – NOVAFAPI. A Instituição iniciou suas atividades acadêmicas em 12 de fevereiro de 2001 com os cursos de Enfermagem e Odontologia que haviam sido autorizadas, respectivamente, em maio e junho de 2000.

Ao final de 2001 foram autorizados os cursos de Fisioterapia e Fonoaudiologia cuja oferta foi iniciada no primeiro semestre letivo de 2002, e em seguida, autorização para o curso de Direito com inicio no mesmo ano. Mais uma vitória foi conquistada com a aprovação pelo MEC do curso de Nutrição que começou as atividades em 2003, no primeiro semestre, após autorização obtida em 27 de dezembro de 2002.

Consolidando o seu planejamento inicial e também em função do alto padrão de qualidade dos cursos até então implementados, em 9 de julho de 2004 a Instituição obteve autorização para oferta do curso de Medicina, implantando a primeira turma em agosto de 2004. Em outubro do mesmo ano, além do reconhecimento do curso de Enfermagem, também foi publicado o ato de autorização para o curso de Biomedicina.

Após dois anos, continuando a sua política de implantação de novos cursos, foi autorizado em 18 de julho o funcionamento do curso de Educação Física com inicio da primeira turma no primeiro semestre de 2007. Os cursos de Bacharelado em Administração e Graduação Tecnológica em Design de Moda foram aprovados nos dias 25/10/2006 e 25/05/2007, respectivamente, com inicio do curso de Administração no segundo semestre de 2007 e Design de Moda no primeiro semestre de 2008.

Em 2012, a Instituição obteve uma grande conquista, quando o Ministério da Educação credenciou-a para funcionar como Centro Universitário. Esta mudança contribui para referenciar o Estado do Piauí como centro de excelência em ensino superior e reafirma a qualidade de ensino bem como a contribuição da Instituição para a elevação do padrão de qualidade na formação de profissionais para o Estado do Piauí e região.

Atualmente a Instituição oferece além de cursos de graduação, pós-graduação Lato sensu e Stricto Sensu, inclusive com oferta de Mestrado próprio na área de Saúde da Família, atividades de extensão, cursos de aperfeiçoamento e vários projetos de pesquisa em andamento como estratégia, inclusive de assegurar o seu compromisso com a responsabilidade social e também pela socialização do saber e produção de novos conhecimentos.

O Uninovafapi também tem trabalho na assistência às comunidades do seu entorno, oferecendo atendimento nas áreas de Fisioterapia, Odontologia, Medicina, Nutrição, Fonoaudiologia, realização de exames laboratoriais, e práticas de atividades desportivas através do Centro Integrado de Saúde onde existem as Clínicas de Odontologia, Fisioterapia, Nutrição, Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia, especialidades médicas e o Núcleo de Práticas Jurídicas.

Localização

Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123 – Bairro Uruguai
CEP: 64073-505, Teresina – Piauí
Fone: (86) 2106-0700 / Fax: (86) 2106-0740


– Linhas de ônibus disponíveis para se chegar ao UNINOVAFAPI:

Planalto Uruguai / São Cristovão via UNINOVAFAPI;
Planalto Uruguai / Shopping;
Vale do Gavião / São Cristóvão via UNINOVAFAPI;
Vale do Gavião / Dom Severino via UNINOVAFAPI.

Dirigentes

Cristina Maria Miranda de Sousa
Reitora

Francisco Antônio de Alencar
Vice-Reitor

Rita de Cássia Sérvio Mendes Lopes
Coordenadora de Ensino

Marilia Almendra Freitas de Alencar
Secretária Geral

Formas de ingresso

Prova

A prova do Vestibular 2018.1 será realizada no dia 28/10 (exceto para o curso de Medicina)

Nota do ENEM

Você pode utilizar sua nota do ENEM dos anos de 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016 para ingressar no Uninovafapi

Transferência

Transfira seu curso para o Uninovafapi e venha estudar com os melhores. Edital em breve!!

Portador de curso

Caso já tenha uma graduação, você pode ingressar no Uninovafapi através dessa modalidade. Edital em breve!!

Organograma

Organograma é um gráfico que representa a estrutura formal de uma organização. Através dele você irá conhecer a estrutura e o funcionamento do Centro Universitário Uninovafapi.

Para visualizá-lo, clique aqui.

cpa

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA foi instituída pela LEI Nº 10.861, DE 14 DE ABRIL DE 2004 com as atribuições de condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP.
O UNINOVAFAPI optou pela avaliação institucional permanente, processo que permite a tomada de decisão na busca da qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão.
A Avaliação Institucional está incorporada ao cotidiano da Instituição, de maneira a criar uma cultura de avaliação. Todos os que fazem a IES, professores, alunos e pessoal técnico-administrativo, colaboram ativamente com as atividades de avaliação, de maneira a tornar o processo participativo, coletivo, autônomo, livre de ameaças, crítico e transformador dos sujeitos envolvidos e da Instituição.
Dessa forma, todos participam do processo de Avaliação Institucional, dando sua opinião sobre aspectos positivos, negativos, problemas e apontando soluções, de tal forma a promover um crescente compromisso dos sujeitos envolvidos com o Projeto Institucional do UNINOVAFAPI.

O Processo de Avaliação da IES centra-se nos seguintes princípios:
a) conscientização e aceitação da necessidade da avaliação por todos os segmentos envolvidos;
b) reconhecimento da legitimidade e pertinência dos critérios e metodologias a serem adotados;
c) envolvimento direto de todos os segmentos da comunidade acadêmica no processo de avaliação e na implementação de medidas e decisões oriundas deste processo, com vistas à melhoria do desempenho institucional.

Seus objetivos voltam-se basicamente para:
a) promover a permanente melhoria das atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão no âmbito do UNINOVAFAPI.
b) aperfeiçoar o projeto político-pedagógico da IES.
c) propor e implementar mudanças no cotidiano das atividades acadêmicas da pesquisa, ensino, extensão e da gestão.
d) sensibilizar constantemente os diferentes segmentos: professores, funcionários e alunos, para a importância da avaliação como instrumento de melhoria da qualidade e como recurso a ser utilizado para prestar contas aos próprios alunos, seus pais e a sociedade em que o curso está inserido.
e) fazer um diagnóstico permanente das atividades curriculares e extracurriculares, a fim de verificar de que maneira elas atendem as necessidades do mercado de trabalho.
f) propor mudanças do projeto pedagógico ouvindo os alunos, professores e funcionários técnico-administrativos e estimulando-os a participarem ativamente do processo.
A Comissão Própria de Avaliação – CPA do UNINOVAFAPI está composta da seguinte forma:
• Vanessa Hidd Basílio (Coordenadora da CPA)
• Clézia Maria Coutinho Bento (Representante Técnico- Administrativo)
• Maria Santana de Carvalho Neri (Representante da Comunidade Civil Organizada)
• Francisca Tereza Coelho Matos (Representante do Corpo Docente)
• Juca Sampaio Viana de Carvalho (Representante do Corpo Discente)