Comitê de Ética no Uso de Animais

Comitê de Ética no Uso de Animais

A Comissão de Ética no Uso de Animais do Centro Universitário UNINOVAFAPI (CEUA/UNINOVAFAPI) foi credenciada pelo Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio do CIAEP/CONCEA nº 01.0152.2014, e tem a função de analisar os aspectos éticos dos protocolos de pesquisa e ensino desta instituição, obedecendo à Lei nº 11.794/08 e ao Decreto 6,899.09, bem como aos princípios da Diretriz Brasileira para o Cuidado e a Utilização de Animais para Fins Científicos e Didáticos (DBCA/16).

Os professores/pesquisadores que tiveram suas propostas aprovadas pela CEUA-UNINOVAFAPI deverão apresentar relatório final até 30 dias após o final do experimento ou aula prática. Em caso de pesquisas de longo prazo, apresentar relatório parcial no ano em curso da aprovação do projeto.Os modelos de Relatório Final para ensino ou pesquisa estão postados na aba "Anexos". A apresentação do relatório final dentro dos prazos exigidos por esta Comissão será pré-requisito para a submissão de futuros protocolos do mesmo professor/pesquisador.

Todas as atividades de ensino, pesquisa e de extensão que envolvam peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, bem como células ou tecidos retirados dos mesmos, devem ser protocoladas para a apreciação da CEUA/UNINOVAFAPI, sejam elas da graduação, pós-graduação, pesquisas desenvolvidas por docentes e discentes da instituição e voluntários.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA PROTOCOLO DE PROJETO DE PESQUISA

1.Uma via devidamente preenchida do Formulário unificado para solicitação de autorização de uso de animais em ensino e/ou pesquisa modelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal/CONCEA (Disponível nos anexos). .
2.Uma via do Projeto de Pesquisa.
3.Termo de consentimento da instituição emitido pela Coordenação de Ensino. Caso a pesquisa seja feita em mais de uma instituição, anexar o termo de consentimento de cada instituição envolvida.

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA PROTOCOLO DE PROJETO DE ENSINO

1.Formulário unificado para solicitação de autorização de uso de animais em ensino e/ou pesquisa modelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal/CONCEA (2 vias).
2.Cronograma da disciplina de todas as turmas nas quais a aula será ministrada, com a respectiva relação dos alunos.
3.Termo de consentimento da instituição emitido pela Coordenação de Ensino.
4.Envio do formulário unificado no formato doc (word) para o e-mail da CEUA-UNINOVAFAPI antes da submissão do protocolo impresso.

OBS: Os protocolos de ensino valerão apenas para o período em que forem submetidos, devendo serem submetidos novos protocolos para os períodos seguintes. Os protocolos de ensino são individuais e valem para todas as turmas da mesma disciplina do professor que o submeteu, devendo o professor explicitar na metodologia para quantas turmas e de quais cursos o procedimento será aplicado.

FALE COM A CEUA/UNINOVAFAPI

A CEUA disponibiliza o e-mail ceua@uninovafapi.edu.br para submissão de documentos, sugestões e dúvidas relativas à revisão ética de protocolos de pesquisa, ensino e extensão.

Titulares

Fernando Luiz Lima de Oliveira — Médico Veterinário
Fabrício Ibiapina Tapety — Cirurgião Dentista
Francisca Tereza Coelho Matos – Cirurgiã-Dentista
Marcelo Maritns Eulálio
Cíntia Maria de Melo Mendes — Médica
Franciléia Nogueira Albino Calland — Educadora Física
Paulo Sobral Júnior — Farmacêutico
Ivonizete Pires Ribeiro – Enfermeira

Suplentes

Luiza Ivete Vieira Batista — Médica
Maria José Soares Monte – Bióloga
Carla Maria de Carvalho Leite Leal Nunes – Cirurgiã Dentista
Nívea Maria Carneiro Farias Castro – Bióloga
Felippe Silva Almeida – Médico Veterinário